Um novo estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Washington e da Faculdade de Medicina Albert Einstein nos Estados Unidos, publicado na revista cientifica, Frontiers in Nutrition, aponta que o consumo de suco de laranja 100% contribuiu para a maior ingestão de vitaminas e nutrientes, incluindo flavonóides bioativos e menor consumo de açúcares adicionados, melhorando a dieta de adultos e crianças.

A pesquisa avaliou a dieta de 16 mil indivíduos entre adultos e crianças maiores de 2 anos e concluiu que os consumidores de suco de laranja apresentaram dietas com quantidades significativamente mais altas de vitamina C, potássio, cálcio e vitamina D (adultos), quando comparados aos não consumidores. Não foi observada diferença na ingestão de fibra alimentar, sugerindo que o suco de laranja 100% não substituiu nenhuma fibra da dieta. Notavelmente, os consumidores de suco de laranja tinham dietas com menos açúcares adicionados quando comparados aos não consumidores.

Focando a ingestão de compostos bioativos das plantas, o estudo descobriu que os consumidores de suco de laranja tinham uma ingestão significativamente maior de flavanonas e flavonóides totais (crianças), em comparação com os não consumidores. O flavanone, a hesperidina, é fornecido na dieta quase exclusivamente por laranja e suco de laranja. A hesperidina pode ter propriedades antioxidantes e ajudar a promover a saúde cardiovascular e cerebral.

Os resultados foram medidos usando o Índice de Alimentação Saudável do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estabelecido em 2015 e que também acompanha o consumo de grãos, frutas e vegetais e o Índice de Alimentos Ricos em Nutrientes. De acordo com esse índice, a avaliação é de que que tanto para crianças quanto para adultos, os consumidores de suco de laranja100% tiveram dietas de maior qualidade. Além de fornecer os principais nutrientes, a bebida contribui para a ingestão total de frutas e também pode servir como marcador de uma dieta saudável em geral.

É importante ressaltar que não houve diferenças nos escores z do IMC ou na circunferência da cintura entre as crianças que consumiram 100% de suco de laranja e as que não consumiram. “Os dados nacionais apoiam a inclusão de suco de laranja 100% como parte de uma dieta saudável em geral para crianças e adultos. Mostramos que o consumo de suco de laranja foi associado a melhores dietas, menos adição de açúcar e não afetou o peso corporal”, afirmou o Dr. Adam Drewnowski, professor de Epidemiologia da Universidade de Washington e principal pesquisador deste estudo.