(11) 2769-1205
citrusbr@citrusbr.com 

Vídeos

EP03: A ciência que transformou os pomares
"Laranja, patrimônio de São Paulo. Patrimônio do Brasil".
EP03: A ciência que transformou os pomares
"Laranja, patrimônio de São Paulo. Patrimônio do Brasil".
EP03: A ciência que transformou os pomares
"Laranja, patrimônio de São Paulo. Patrimônio do Brasil".

 + vídeos >

Destaques

+ destaques >

^ topo

Sobre a CitrusBr

    A CitrusBR foi fundada em junho de 2009 pelos maiores produtores e exportadores brasileiros de sucos cítricos e seus derivados: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus.

    Sua principal finalidade é defender os interesses coletivos dos exportadores de cítricos em escala nacional e internacional, monitorando questões de comércio internacional; lutando pela eliminação de barreiras comerciais; atuando na defesa de interesses institucionais; apoiando estudos técnicos para encontrar soluções e alternativas para os problemas do setor; interagindo com outras entidades do agronegócio; promovendo o consumo de suco e principalmente promovendo a imagem do setor por meio da divulgação de informações claras e transparentes.

    O conselho executivo da Associação é composto por membros das empresas associadas: Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus.

O movimento

    Laranja.
    Patrimônio de São Paulo.
    Patrimônio do Brasil.

    A frase acima expressa muito mais do que um simples slogan, mas sim uma forma de ver a citricultura brasileira. Estamos falando de mais de 350 municípios envolvidos nessa bela atividade, citricultores e indústrias que, juntos, construíram um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro. Juntos, produtores e indústria construíram o maior parque citrícola do mundo, desenvolveram tecnologia de plantio, tratos culturais. Juntos, viram o mercado se expandir na década de 1970. Juntos, viram se abrir as portas do mercado assolado por geadas e furacões na década de 1980. Juntos, exportaram mais de um milhão de toneladas, pela primeira vez, na safra 1992/93.

    A história da citricultura brasileira é uma história de guerreiros. Citricultores que aprenderam a cultivar uma fruta melhor do que qualquer outro povo no mundo e fizeram dessa fruta o seu orgulho. A história da citricultura é a de empresários que construíram uma indústria mundial, que “compraram os gringos” muito antes da palavra “globalização” entrar na moda e do Brasil entrar no mapa do agronegócio.

    A verdade é que a citricultura se tornou um patrimônio não só de São Paulo, mas de todo Brasil. Hoje temos uma citricultura muito bem desenvolvida no Paraná, Minas, Rio Grande do Sul, Sergipe e Bahia. Enfrentamos problemas estruturais, sim, como a queda de consumo, mudança de hábitos nas pessoas que “pulam” o café da manhã, ocasião em que o suco de laranja é rei, e uma onda de desinformação sobre o nosso produto para lá de desafiadora.

    Ainda assim temos hoje uma campanha muito bem estruturada que no médio-longo prazo pode virar o jogo justamente na Europa, nosso principal destino. Estamos trabalhando para isso. Temos informações e ferramentas para garantir que especialistas e consumidores tenham as melhores informações que reafirmam o que todos nós já sabemos: suco de laranja é uma delícia e faz muito bem para saúde.

    Por todas essas razões, a CitrusBR começará a divulgar uma série de informações sobre a cadeia citrícola que nem sempre estão no radar do poder público e da sociedade como um todo. Pretendemos mostrar quão importante é a citricultura para os municípios em que a laranja está presente, assim como para todos aqueles que tiram seu sustento deste setor. Entendemos que a citricultura é parte da solução e não do problema e dessa forma necessita ser compreendida.

    Assim, começamos um trabalho para levar à sociedade um pouco das histórias desse setor contada por quem estuda, vive e depende da laranja para viver. Vamos mostrar que a laranja é muito mais que uma fruta. É um patrimônio de São Paulo e de todo Brasil.

    Saúde.

Dados estatísticos do setor


Contato