PT EN
Notícias

Saúde



Laranja, muito além do sabor


Estudos comprovam os benefícios da bebida no combate e prevenção de diversos males e ressaltam as propriedades benéficas do suco para a saúde das pessoas

Lau Polenésio

 

CitrusBR_A cena é comum em diversos lugares do mundo. Basta um espirro para que as pessoas recorram a um bom copo de suco de laranja. Afinal, a bebida é uma das principais fontes naturais de vitamina C, nutriente essencial no combate a gripe e outros males. Mas o que a maioria ainda não sabe é que não é apenas na reposição dessa vitamina que a laranja pode ser considerada uma aliada. Diversos estudos têm comprovado a eficiência do suco no combate e prevenção de diversos tipos de doenças.

Um exemplo dessas descobertas é um estudo realizado pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), de Araraquara, que apontou que a ingestão diária de suco associada com uma rotina de exercícios moderados pode reduzir em até 15% o níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Segundo os estudos, isso se deve aos flavonóides, substâncias encontradas em níveis bastantes altos na bebida, por conta do processo de produção da bebida, que inclui a casca da laranja na moagem. "Outro ponto bastante importante observado foi que, ao contrário de outros estudos feitos nos Estados Unidos, a ingestão do suco de laranja - sem açúcar adicionado, claro - não aumentou os níveis de triglicérides e, portanto, não contribui para o aumento do peso nem da gordura corporal", explica a pesquisadora Nancy Preising Aptekmann, uma das coordenadoras do estudo.

A alta concentração dos flavonóides encontrada no suco também pode combater derrames em mulheres, é o que diz um estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista da Associação Americana do Coração. A pesquisa, que usou dados colhidos de 69 mil mulheres durante quatro anos, avaliando seus hábitos alimentares, mostrou que os compostos encontrados na laranja podem ajudar a reduzir em até 19% o risco de derrames em mulheres, provocados por coágulos de sangue.

Já uma pesquisa desenvolvida pela Academia de Neurologia Norte-Americana mostrou que os mesmos flavonóides também podem diminuir as chances de uma pessoa desenvolver a doença de Parkinson. De acordo com os dados do estudo, cerca de 130 mil voluntários foram monitorados durante pelo menos 20 anos, com questionários e exames. Apenas 805 pessoas desenvolveram a doença. Ou seja, brindar com um copo de suco de laranja desejando "saúde", faz todo o sentido.


Dúvidas, criticas e sugestões, escreva para: citrusbr@citrusbr.com

Rua Iguatemi, 448 - conj. 701 - Itaim Bibi - 01451-010 - São Paulo - SP - Brasil - Fone/fax: 11-2769-1205
Copyright 2012 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.